sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A Maior Flor do Mundo | José Saramago

4º Ano
 As Plantas
 Estudo das plantas,
 partes e funções das plantas.
 LIE: Vídeo e desenho de uma planta e suas partes.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Jogos Educativos de Português

Atividades de Português



http://infofranciscozilli.blogspot.com.br/2012/09/dificuldades-ortograficas-5-ano.html


http://infofranciscozilli.blogspot.com.br/search/label/4%C2%BA%20ANO

Semana da Criança

Na semana da criança foi realizada varias atividades extraclasse visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas. Na semana tivemos recreio com lanches especiais.

 No Laboratório de Informática foi disponibilizado sites de jogos educativos e de raciocínio-lógico.

No dia 11, quinta, foi a culminância com um Circuito: Algodão doce - Filme - sala de jogos e atividades corporais.

 Curiosidade:


Como surgiu o Dia da Criança? Surgiu na década de 1920, pelo deputado deputado federal Galdino do Valle Filho. Foi aprovado o dia 12 de outubro, oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
As empresas de brinquedos investiram muito nessa data, a fábrica de Brinquedos Estrela em conjunto com a Johnson & Johnson fizeram campanha a partir de 1960 lançando o bebê robusto para aumentar suas vendas, a partir dai a data passou a ser comemorada e desde então as crianças recebem presentes nessa data.

 Site de consulta: http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2007/09/projeto-dia-das-crianas-ii-semana-da.html

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Soama-Caxias do Sul



A Soama é uma entidade que há 11 anos luta pelos animais abandonados de Caxias do Sul-RS! Este é o  vídeo da Campanha "Qual é a Sua Raça, Humana ou Desumana?"

Site www.soama.org.br


PALESTRA DA SOAMA


No dia 04 de outubro recebemos na nossa escola a  diretora da SOAMA, Natasha Valenti Oselame para palestrar nos dois turnos sobre como cuidar dos animais e mostrar o trabalho desenvolvido pela SOAMA.


A SOAMA é uma ONG sem fins lucrativos que olha pelos animais abandonados de Caxias do Sul.

Natasha esclareceu sobre o trabalho que a instituição faz  e reforçou o cuidado que devemos ter com todos os animais, não só os domésticos, mas todos merecem nosso respeito, de uma simples formiga, besouro, minhoca etc..

Os alunos se sensibilizaram com a situação dos animais, principalmente dos animais domésticos abandonados.

Vamos cuidar bem de nossos animais domésticos e de todos ao nosso redor! Todos os seres vivos merecem respeito!

Foram várias atividades em sala de aula, como produção de texto, texto coletivo e desenhos.
No LIE os alunos exploraram o site da SOAMA.

http://www.soama.org.br/ 

Desenhos do 4º  ano 





sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Jogos Educativos de Matemática



5º Ano
Jogos de Tabuada
No Site abaixo você vai encontrar jogos de tabuada. Leia as Regras do Jogo antes de começar. 

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/tabuada/Tabuada/OBJETO/index.html






UNIJUÍ: Fábrica Virtual - Nesse site encontramos muitos jogos educativos de aprendizagem, são objetos de aprendizagem elaborados com Flash para o Laboratório Virtual de Matemática  da UNIJUÍ e /ou RIVED-Rede Interativa Virtual de Educação. Vale a pena conferir:

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/

Revolução Farroupilha

Durante a semana Farroupilha os alunos assistiram vídeos e escreveram sobre a Rev.Farroupilha. No LIE digitaram textos e fizeram desenhos, abaixo alguns dos trabalhos:

-->

Semana Farroupilha 
A Guerra dos Farrapos durou dez anos de 1835-1845, por causa dos altos impostos do charque que era vendido para todo o nosso país. O Uruguai cobrava menos impostos do seu charque. Bento Gonçalves, Garibaldi e Anita lutaram contra o Dom Pedro II, que estava aumentando os impostos do charque, prejudicando os gaúchos. Foi quando aconteceu a Guerra dos Farrapos. Essa guerra durou 10 anos.
Depois que a guerra acabou em 1845 foi assinado o tratado do Poncho Verde, todos os presos de guerra seriam libertos. E também abaixariam os impostos do charque.

Autoras Nycole e Maiara 5 º ano


A REVOLUÇÃO FARROUPILHA

 
Você já ouviu falar da Revolução Farroupilha não é?Então você conhecerá um pouco mais sobre isso. Essa guerra durou 10 anos (1835-1845).O governo cobrava muitos impostos dos gaúchos que produziam charque. O RS tinha o preço mais alto do charque do que o Uruguai ,o governo comprava charque apenas do Uruguai ,mas como os gaúchos iriam pagar os impostos?
Eles resolveram guerrear ,um dos líderes da guerra foi Bento Gonçalves e Garibaldi, um homem italiano conhecido como “herói dos dois mundos”.Sua mulher conhecida como Anita Garibaldi se atreveu a lutar junto com ele na guerra.
Fim!

LARISSA LIMA DE ÁVILA - GABRIELA SANTOS DA SILVA
5º ano

-->
GUERRA DOS FARRAPOS
TUDO COMEÇOU QUANDO O GOVERNO BRASILEIRO AUMENTOU OS IMPOSTOS DO CHARQUE. OS URUGUAIOS VENDIAM O CHARQUE MAIS BARATO, ENTÃO O GOVERNO COMPRAVA CHARQUE DO URUGUAI. COM ISSO FALIA O RIO GRANDE DO SUL.
OS GAÚCHOS TINHAM QUE BAIXAR O PREÇO DO CHARQUE, MAS COMO OS IMPOSTOS ESTAVAM MUITO ALTOS ERA DIFÍCIL BAIXAR O PREÇO DO CHARQUE, ENTÃO ELES DECIDIRAM FAZER UMA GUERRA CONTRA O IMPÉRIO DO BRASIL.
ESSA GUERRA DUROU DE 1835 A 1845 (10 ANOS). FOI CHAMADA DE GUERRA DOS FARRAPOS PORQUE DUROU TANTO TEMPO QUE ELES ACABARAM FICANDO COM AS ROUPAS ESFARRAPADAS.
GUILHERME ANTUNES DE OLIVEIRA E RODRIGO JOSÉ BISOL.
5º ANO


-->
-->
                        GUERRA DOS FARRAPOS

Você sabia?
Que a guerra começou quando o governo
aumentou o preço do charque e também os impostos?
A guerra durou 10 anos, começou em 1835 e terminou em 1845.
Uma só mulher se atreveu a lutar na guerra e ela se chamava Anita.
Ela virou uma heroína, com seu marido italiano chamado Garibaldi, então os dois lutaram na revolução farroupilha e viraram heróis de dois mundos Brasil e Itália.
E são lembrados até hoje.
Aparecida Gonzaga e Madava VOGT - 5º ANO




A GUERRA DOS FARRAPOS:

A guerra começou no ano de 1835 por causa dos altos impostos do charque (carne de sol) produzido no RS.
O charque do Uruguai era mais barato que o nosso, e então o RS teve que baixar o preço do charque, embora o charque Rio Grandense era muito melhor.
E os impostos eram altíssimos. A guerra se estendeu por 10 anos.
Gabriel Ely Patzlaff.
5º ano

- Revolução Farroupilha 

 

Tudo começou no século XIX.
O Rio Grande dependia do charque mas, o império brasileiro abaixou os impostos para o Uruguai vender mais barato o charque para os escravos degustarem.
Nisso o RS ficava endividado porque ganhava pouco na venda do charque, então os gaúchos ficaram furiosos e aos poucos foram formando suas tropas para lutar contra o império brasileiro. Assim o império brasileiro mandava suas tropas ao sul para atacar os gaúchos.
Giuseppe Garibaldi e o general Bento Gonçalves se juntaram para guerrear contra o governo, foi a revolução farroupilha, mas não tinham soldados suficiente e convidaram os escravos e os presos para guerrearem juntos contra o império brasileiro.
Tomaram o porto de Laguna para ameaçar o império brasileiro.
E assim aconteceu a grande guerra, o império chegou a um acordo com os gaúchos de que iam baixar os impostos do charque, soltar os escravos e libertar os prisioneiros . Essa guerra durou 10 anos.


MARIA LUIZA
EMILY MAIARA 5º ano

-->
A GUERRA DOS FARRAPOS 

 A guerra começou em 1835 e durou até 1845. Aconteceu por causa dos impostos do charque dos gaúchos. Os uruguaios cobravam barato e os brasileiros não conseguiam concorrer com os preços.Os brasileiros compravam o charque mais barato,que era do Uruguai. Os gaúchos não podiam baixar o preço porque iam a falência. E assim começou a Guerra dos Farrapos.
RUAN e RYAN – 5º ano

 GABRIEL SCARIOT 5º ANO 

Revolução Farroupilha 

Esta guerra aconteceu porque, Dom Pedro II, o imperador do Brasil, cobrava os impostos muito caros do charque produzido no RS. Ai quem comprava o charque dos gaúchos, começou a comprar com os uruguaios, porque eles cobravam mais barato, pois lá não tinha os impostos tão caros. Em 1835, os gaúchos começaram uma guerra por causa dos impostos, e ela foi até 1845. Durante todo este tempo, ouve muitas mortes,etc... A guerra durou 10 anos. Os principais heróis foram Bento Gonçalves, Anita Garibaldi e Giuseppe Garibaldi. 


-->
HISTÓRIA DA GUERRA DOS FARRAPO

Em 1835 a 1845 foi o tempo de duração da Guerra do Farrapos. Foram 10 anos de guerra.
O governo aumentou o preço do charque e também os impostos.
Uma só mulher se atreveu a lutar na guerra ela se chamava Anita. Ela virou uma heroína e seu marido também, o italiano Garibaldi. Eles viraram heróis dos dois mundos: Brasil e Itália.
Eles são lembrados pela Itália e pelo Brasil inteiro!!

Nataly – 5º ano





 Trabalhos do 4º ano

-->
REVOLUÇÃO FARROUPILHA
A Revolução Farroupilha durou 10 anos foi de 1835 a 1845 .
Povo que não tem virtude acaba por ser escravos” é uma frase do hino riograndense. Por isso aconteceu a Guerra dos Farrapos, pois o governo do Brasil cobrava imposto altos do charque dos gaúchos.

Jonas de Lima. - 4º ano

Trabalhos do 3º Ano




EDUCAR PARA CRESCER

O site Educar para Crescer do Grupo Abril tem o apoio do Ministério da Educação é uma iniciativa para qualificar a educação no Brasil. Além de jogos educativos conta com artigos e cartilhas sobre educação,gestão escolar, entrevistas, dicas etc... Vale a pena explorar o site.




Jogos de Regras de Grafia da Língua Portuguesa:

  http://educarparacrescer.abril.com.br/grafia/index.shtml